15/12/2014

Resenha: "Tipo Destino" Susane Colasanti

Fala Vit também é cultura minha gente, hahaha!
Bom, hoje vou começar falando sobre um assunto que amo: LER!
A resenha de hoje é sobre o livro Tipo Destino, da Susane Colasanti, o último que li.

Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão… “Este livro me deu vontade de mudar minha vida.” THE TRUTH ABOUT BOOKS “Uma narrativa inteligente e rápida…” KIRKUS REVIEWS

Vamos lá? Bom, não tem muito o que falar da história que não esteja no resumo, sem contar tudo que acontece. São duas melhores amigas, unidas por um acidente na infância, com gostos e vidas opostas e uma imensa paixão por horóscopos e astrologia. Enquanto Erin é a leonina centro das atenções, Lani é a taurina tranquila e "na dela". A vida das duas mudam quando Erin leva a amiga para conhecer Jason, seu paquera. A conexão entre Jason e Lani é incrivelmente forte, e de cara os dois sente isso, quanto ele e Erin são só mais um casal bonitinho. A questão principal do livro é que Lani e Jason são almas gêmeas que se negam a ficar juntos por causa de Erin, o que muda no instante em que Erin entra em um ônibus para um acampamento que a manterá longe durante todo o verão, e aí sem Erin, o amor fala mais alto. O livro é daqueles para se ler em uma tarde ensolarada, onde você acordou de bom humor e não tem muito o que fazer. É uma leitura rápida, juvenil (até demais), simples, sem muito nhe nhe nhe. Como sou libriana e fanática por horóscopo, apaixonada pelo destino, e afins já iniciei o livro me identificando com as personagens. Basicamente,o livro inteiro roda sobre a amizade diferente e muito forte de Lani e Erin, o acidente que sofreram juntas, da qual Lani diz que Erin salvou sua vida, a paixão por Jason, e Blake seu amigo gay que vive um problema muito presente hoje em dia: O medo de se assumir, da reação da sociedade e principalmente do seu pai.

O livro é bom porque te faz querer ler mais, sem parar, sem perder uma pagina, para entender logo o futuro e fim daquela história. Um dos maiores "erros" da autora "na minha humilde opinião" foi quanto a maturidade dos personagens. Lendo o livro você enxerga na sua cara respostas óbvias para os problemas dos personagens, morre de raiva da protagonista por ficar "parada" esperando que as coisas caiam do céu, pela atitude (ou a falta) do Jason, coisas que poderiam tomar um rumo totalmente diferente que fariam a história ser mais empolgante e madura. Esperava mais da mente dos personagens, e mais principalmente desse tal "acidente que uniu as duas amigas". A história fica muito, muito, muito tempo parada no mesmo lugar. Ninguém faz nada que te faça pensar "COMO ASSIM ISSO ACONTECEU?" mas mesmo assim você não consegue parar de ler porque precisa, sim, saber que rumo aquilo tudo tomará. O momento mais "bam" do livro é quando Erin toma uma atitude (infantil mas compreensível) para se vingar da "ex-amiga" por ter "roubado" seu namorado.

O final é zen, muita lágrima, sentimento de "jura que acaba assim?", muito amor para pouco drama. Mas mesmo assim eu gostei do livro, achei uma leitura relaxante, impossível de não se identificar com algum dos personagens, como não se apaixonar pelo piquenique ou pelas caminhadas do livro, e não se angustiar com o pai homofóbico de Blake. Eu indico o livro para quem não espera de uma leitura juvenil, mais do que uma leitura juvenil. 5 estrelinhas!

3 comentários:

  1. Feliz nataaal <3
    Te indiquei em uma TAG lá no meu blog, vem ver: http://propriomodismo.blogspot.com.br/2014/12/respondendo-tag-liebster-award.html

    Beeeijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz natal amooor!
      Ok, vou dar uma olhadinha e fazer a TAG!!! Beijos e sucesso <3

      Excluir
  2. Oi Vit. indiquei teu blog pra tag, dá uma olhadinha lá.
    http://atemeusquinze.blogspot.com.br/2014/12/respondendo-tag-liebster-award.html
    Beijos!

    ResponderExcluir

Para uma melhor interação, os comentários só são liberados depois de lidos e respondidos! Obrigada :D